Dispositivo rastreia qualidade do sono

O sono desempenha um papel vital na saúde e bem-estar de uma pessoa ao longo da vida. Dormir na quantidade e qualidade adequada pode ajudar a proteger a saúde física e mental, além de prevenir diversas doenças. Os danos causados r deficiência de sono costumam ocorrer ao longo do tempo, aumentando o risco de problemas de saúde crônicos. Com isto em mente, a startup americana SleepScore desenvolveu um dispositivo para monitoramento do sono, capaz de proporcionar uma melhor compreensão das características individuais de cada usuário.

O aparelho, chamado de SleepScore Max, utiliza sensores sem contato físico direto para monitorar o ambiente e o movimento do usuário. Acoplados próximos à cama, os sensores medem a temperatura e luz do quarto e, também, a respiração e movimentações durante o sono. Depois, o dispositivo transmite os dados coletados para um aplicativo de smartphone via Bluetooth. O aplicativo também tem um alarme inteligente para despertar o usuário na fase correta do sono, dentro de um intervalo de tempo definido.

Todas as manhãs, o aplicativo indica o ‘SleepScore’ – uma medida determinada pela qualidade e quantidade de descanso noturno medido em uma escala de 0 a 100. Este valor é calculado usando um algoritmo próprio com base em seis parâmetros: tempo total de sono, sono leve, sono profundo, sono REM, número de despertares e tempo para adormecer. Todos as medidas são avaliadas segundo as médias científicas para sexo e idade. A partir desta análise detalhada do sono, a empresa fornece soluções de aconselhamento junto à médicos especialistas.

A ResMed, empresa parceira que produz os sensores e algoritmos de pontuação do SleepScore Max, concentra-se em tratar a apnéia do sono e outros distúrbios respiratórios com produtos para profissionais de saúde, clínicas e hospitais. De acordo com o SleepScore, a ResMed usa dados de mais de 4 milhões de noites de sono coletadas ao longo de 10 anos. O produto já encontra-se disponível para venda no site oficial.

Fonte: Caltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *